FANDOM


O link que vocês criaram não nos leva a nenhuma página

Um certo capitão Rodrigo é uma narrativa que conta a história do Rio Grande do Sul na época do Brasil Império. Seus personagens são: Capitão Rodrigo, Bibiana, Juvenal Terra, Dona Arminda, Pedro Terra, Padre Lara, Ricardo Amaral, Bento Amaral. A história pode ser classificada como romance porque apresenta muitos conflitos, por exemplo: o amor proibido do Capitão Rodrigo pela Bibiana; a vida de casado em que o Capitão Rodrigo se sente preso, melancólico, realmente sem entusiasmo para seguir a vida. No entando, o livro não fica preso a uma história de amor,além disso, gira em torno do Capitão Rodrigo, - ele é um homem atrevido, ousado e impetuoso, mas sobretudo que tem um bom coração e que está sempre à procura de alguma oportunidade de praticar o bem - um viajante que esteve em várias guerras e ao chegar no vilarejo de Santa Fé decide ficar por lá, mas por causa de seu temperamento atrevido ele atrai a atenção de muitos moradores, alguns que não confiam nele como Pedro Terra,pai de Bibiana, um homem calado e trabalhador que se preocupa com o bem-estar de sua familia, mas também conquista a amizade e o carinho do Padre Lara, que faz tudo para manter a paz no vilarejo e é muito amigo de todos, o Capitão se apaixona e se casa com Bibiana,- uma moça de familia é muito reservada, e que tem um amor incondicional pelo marido, mas logo ele se cansa da vida de casado e começa a procurar outras mulheres e a perder dinheiro no jogo, Rodrigo continua vivendo desse modo até o dia em que explode uma guerra civil, a Revolução Farroupilha, e ele vai para a Guerra.[1] Sobretudo, o livro quebra constantemente a expectativa do leitor, pois em muitas situações nos sentimos dentro da história e por isso comparamos o conflito do livro à uma cena da vida real. Por exemplo: Quando o Nicolau, dono da venda, descobre que o Capitão estava dormindo com a sua mulher, esperamos que dono da venda vá tirar satisfações com o Rodrigo, no entanto, o homem se comporta passivamente como se nada tivesse acontecido. De todos, o pior foi sem dúvida no momento em que Rodrigo casa-se com a Bibiana, dessa forma, esperamos que a história caminhasse para o fim, no entanto, ainda está longe, o fato é: subitamente o Capitão começa dar sinais de fraqueza em que apesar de amar Bibiana não sente aquela atração sexual de antes, ao contrário da sua mulher que não conseguia mais viver sem ele. Outro ponto que nos chama a atenção é que mesmo sabendo das traições de Rodrigo, Bibiana não se importa, pois para ela te-lo como marido já era o suficiente para ser feliz.[2] [3]

Se nós compararmos estas cenas a realidade temos duas idéias claras: o livro narra uma história em um tempo longíquo, e a segunda é quanto o dinamismo do mundo, no qual vemos situações que nos dias de hoje daria um final bem diferente. Sobretudo vemos o papel que a igreja desempenhava na sociedade antigamente, em que fazia-se uma figura do casamento como um sacramento sagrado, "casar e morrer acontece uma vez só", ou seja, o casamento era até o fim da vida, ao contrário de hoje em que as pessoas casam-se e separam-se em um curto espaço de tempo.

Um certo Capitão Rodrigo demonstra a submissão da mulher naquela época, um bom exemplo é Bibiana que atendia a
Capitaorodrigo

Capa do livro Um certo capitão Rodrigo.

todos os pedidos do marido mesmo quando não concordava com eles, vemos também o pensamento de algumas pessoas desse período que acreditam que o mundo precisa sempre de uma guerra, pensamento esse que reflete a situação do país na época. Uma das características da obra que a deixam mais interessante é a mistura que o autor fez com a ficção e com a realidade da época.
Um pouco mais sobre o livro.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.