FANDOM

Seguinte, pessoal, praticamente tudo neste texto é copiado dos links abaixo:

http://www.sitedoescritor.com.br/sitedoescritor_escritores_f0042_everissimo_texto004.html

http://pt.shvoong.com/books/classic-literature/1646259-um-certo-capit%C3%A3o-rodrigo/

Portanto, vocês não fizeram a resenha.

Vindo sabe se lá de onde... Foragido de tantas andanças regadas a festejos, jogos e mulheres, desperta a atenção de um povoado pacato de Santa fé. Conquistador em todos os aspectos, metido a arrematar o coração de todas as mulheres, ganha o coração de Bibiana Terra, também almejada por Bento Amaral filho do Coronel Ricardo Amaral. Capitão Rodrigo ao decidir-se estabelecer presença casa-se com Bibiana Terra, porém não desvencilha-se de seu destino: Andar e viver mundo a fora mantendo os mesmos hábitos e costumes de farra, apesar de criar laços familiares, responsabilidades acerca de uma família tendo 3 filhos com Bibiana, em seu peito grita o desejo de estar em contato com seu antigo caminho. Capitão Rodrigo estabelece relações extra-conjugais cortejadas ao jogo, bebida e viagens, esquece-se da família, de sua real importância. Ao entrar em Guerra com o intuito de dominar e tomar o casarão da família Amaral, inevitavelmente capitão Rodrigo despede-se, silêncio que estabelece nostalgia, respeito e reconhecimento acerca de sua imagem na consciência de toda a população de Santa Fé. Mas capitão Rodrigo recria sua presença, sua permanência para todo o sempre ao lado de Bibiana em Santa Fé.

Sinopse

UM CERTO CAPITAO RODRIGO 1230916690P

Quando Rodrigo Cambará chega no povoado de Santa Fé, em outubro de 1828 - à cavalo, parece chamar encrenca. Com a patente de capitão, obtida no combate com os castelhanos, é apreciador da cachaça, das cartas e das mulheres. Homem de espírito livre, não combina com os habitantes pacatos do local, mantidos no cabresto pelo despótico coronel Ricardo Amaral Neto. Mas depois de conhecer Bibiana Terra, nada convence Rodrigo a arredar o pé da aldeia. Nem a aspereza de Pedro, pai de Bibiana, nem a zanga do coronel, que não vê com bons olhos os modos do capitão. Nem mesmo o fato de a moça ser cortejada por Bento Amaral, filho de Ricardo. Voluntariosa, Bibiana desconfia das intenções do forasteiro. Rodrigo, porém, está apaixonado, e quer casar-se. Como ele mesmo diz, não tem medidas, 'é oito ou oitenta'. Para o capitão Cambará, é matar ou morrer, num descomedimento que sugere o descortinar de uma crise anunciada. Extrato da trilogia 'O tempo e o vento', 'Um certo capitão Rodrigo' mescla à ficção fatos da história brasileira, como a Revolução Farroupilha.

Resenha

A história se passa ao meio da Revolução Farroupilha ( esta tem início em meados da história ). O capitão Rodrigo Cambará é um dos personagens mais fortes apresentados por Érico Veríssimo em sua obra O tempo e o Vento. Homem cheio de vida, alegre, apaixonado por todos os prazeres dos sentidos, vinho, comida , brigas, e principalmente mulheres. Rodrigo é fanfarrão, autoconfiante mas também corajoso e patriota, como típico gaúcho que era. Esse homem exuberante atrai a atenção de Bibiana, neta de Ana Terra, mulher forte da região. Rodrigo vê Bibiana no cemitério, apaixona-se perdidamente, e por causa dela resolve ficar em Santa Fé, conquista a moça, casa-se e com ela e tem dois filhos: Bolívar (em homenagem a Simão Bolívar, que o capitão admira) e Anita. Bibiana, contudo, sofre, quando o marido, não conseguindo conter-se dentro do casamento, envolve-se com outras mulheres, sobretudo com uma imigrante alemã, que se instala com sua família nos arredores da vila. Rodrigo é homem do mundo, pertence antes á guerra que à pacata vida da cidadezinha. Indispõe-se com as autoridades, participa de um duelo, onde é ferido, consegue a simpatia do padre Juvenal e, inquieto, volta para a guerra, quando se inicia a Revolução Farroupilha, contrapondo irmão contra irmão, dividindo as famílias em partes. Bibiana, meiga, apaixonada pela impetuoso marido, é corajosa e forte, digna descendente da avó Ana Terra, comportando-se valentemente durante os episódios mais sangrentos das batalhas em que se vê envolvida, trancafiada com a família dentro do casarão do pai, Juvenal. Rodrigo, que luta ao lado dos liberalistas, ao lado inimigo, portanto, invade a vila e ajuda a tomar o casarão da família Amaral, mas antes consegue encontrar-se secretamente com a esposa, por quem nutre ainda profunda paixão. Rodrigo morre com um tiro no peito, durante a luta, e Bibiana, viúva, torna-se a sustentação da família, e sua figura fica presente na memória de seus netos, que contam sua história com orgulho.

Biografia

Erico-verissimo

Érico Veríssimo nasceu em Cruz Alta, região serrana do Rio Grande do Sul. Estudou em Porto Alegre. Pretendia estudar no exterior, mas os problemas econômicos da família o impediram. De volta a Cruz Alta tornou-se sócio-proprietário de uma farmácia, que mais tarde faliu. Por volta de 1930, retornou a Porto Alegre e foi trabalhar na Editora Globo, onde secretariou uma revista, traduziu e editou livros importantes da literatura univeral. Em 1932, estreou com um volume de contos. Fantoches, e com o tremendo marco editorial de Olhai os Lírios do Campo tornou-se paulatinamente um escritor profissional, vivendo dos seus direitos autorais. Durante três décadas foi, juntamente com Jorge Amado, o escritor mais popular do Brasil. Na década de 40, lecionou literatura brasileira nos Estados Unidos e, nos anos 50, trabalhou em um dos departamentos da Organização dos Estados Americanos. A primeira fase da obra de Veríssimo é composta por romances ambientados em Porto Alegre ou em pequenas cidades do interior do Estado. Sua obra mais importante é O Tempo e o Vento, de onde foi extraído o texto que estudamos neste capítulo. Nela, o escritor conta a história do Rio Grande do Sul, através das várias gerações da família Terra Cambará, que participa de todos os acontecimentos históricos do Estado sulino. Depois de concluir O Tempo e o Vento, Veríssimo continuou sua produção literária com o Senhor Embaixador, no qual, cria um país imaginário, chamado Sacramento. Nessa obra aborda os problemas da América Latina. Em seguida, escreveu O Prisioneiro, que trata da Guerra do Vietnam e é ambientado no sudoeste asiático. Sua última obra de ficção é Incidente em Antares, na qual realizou interessantes experiências com o realismo fantástico. Obras: • Romance: Clarissa (1933); Música ao Longe (1935); Caminhos Cruzados (1935); Um Lugar ao Sol (1936); Olhai os Lírios do Campo (1938); Saga (1940); O Resto é Silêncio (1943); O Tempo e o Vento: O Continente (1949); O Tempo e o Vento: O Retrato (1951); O Tempo e o Vento: O Arquipélago (1961); O Senhor Embaixador (1965); O Prisioneiro (1967); Incidente em Antares (1971). • Contos: Fantoches (1932); As Mãos de Meu Filho (1942). • Novela: Noite (1954). • Memórias: Solo de Clarineta, volume I (1973); Solo de Clarineta, volume 11 (1976).

O tempo e o vento - análise

Composta de três romances – O Continente, O Retrato e O Arquipélago –, a obra traz acontecimentos e histórias de dimensões épicas, que narram 200 anos do processo de formação do estado do Rio Grande do Sul. A trilogia narra o processo de formação do estado do Rio Grande do Sul, misturando ao elemento ficcional, preponderante em toda a obra, dados e personalidades históricos. Os romances acabam por recriar 200 anos da história gaúcha, de 1745 a 1945, tempos marcados pelo poder das oligarquias, por guerras internas e guerras de fronteira. "Um certo capitão Rodrigo" faz parte de "O Continente", sendo este divido em dois volumes. O Retrato também é dividido em dois volumes, já O Arquipélago é dividido em três.O capítulo tem o mérito de retratar, ou recriar, a imagem do homem gaúcho forte, bravo, destemido, na figura do personagem principal: capitão Rodrigo Cambará. A cena da chegada do capitão Rodrigo à cidade de Santa Fé já é suficiente para passar essa idéia do homem gaúcho, tanto pelas vestimentas como pela personalidade: - Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!

Dados técnicos de obra

Autor: Érico Veríssimo Título: Um certo capitão Rodrigo Editora: GLOBO N° de páginas: 224 junto aos anexos Preço: Edição especial - venda proibida Data de publicação: Não consta no exemplar Lugar de publicação: Não consta no exemplar

Mais sobre Érico Veríssimo:[1] Biografia completa