FANDOM

Images1

Geração X, Y e Z: Múltiplas Faces

A tecnologia, sustentabilidade e globalização são alguns temas que bombardeiam nossa mente, temas que constituem grande parte do paradigma do século XXI. Você tem conhecimento do que é a geração XYZ? Durante muitas décadas se definiu geração aquela que sucede seu pais, calculava-se uma geração em um intervalo de vinte e cinco anos. Nos últimos cinquenta anos ocorreu uma aceleração do tempo, do modo de produzir e de fazer as coisas. O intervalo de tempo ficou mais curto, hoje uma nova geração surge a cada dez anos, ou seja, mais pessoas diferentes estão compartilhando o mesmo espaço na escola, em casa, no mercado de trabalho. Nos últimos tempos as gerações mais faladas são X, Y e Z, pois tem ocorrido uma serie de divergências e desentendimentos entre as pessoas dessas gerações, principalmente no mercado de trabalho. Especialistas dizem que isto deve-se as filosofias, perspectivas e concepções que cada geração tem. A geração Y tem pressa em relação ao crescimento e reconhecimento profissional e muda de emprego constantemente, já que valoriza mais o trabalho criativo, não se contentando com o trabalho repetitivo. Já os Baby Boomers e a Geração X  valorizam a experiência e tempo de trabalho, se associando mais com a linha de produção(trabalho mecânico e mais repetitivo). Além disso, criam-se conflitos nas empresas, pois a geração Y atual apresenta energia, desenvoltura e habilidade com a tecnologia, o que perturba os mais velhos deixando-os inseguros, principalmente a geração X com mais de trinta e menos de quarenta e cinco anos que presenciaram seus pais que enfrentaram as crises da década de 1980 e por isso trabalhavam duro para ter segurança financeira. Ou seja, a geração BB (Baby Boomers) foi treinada a trabalhar e esperar por um momento que seria o reconhecimento. Agora, sentem-se pressionados pela figura dos mais jovens que apresentam mais inovação. Situações como fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo para os mais velhos é algo quase que impossível, pois acreditam que para obter resultados satisfatórios temos de estar concentrado.

Com tudo, devem entrar num consenso, pois é natural que essas diferenças ocorram com o decorrer do tempo. Como os próprios físicos dizem: “O mundo está em constantes mudanças, sofrendo constantes fenômenos”, e com todo esse dinamismo as pessoas mudam a todo tempo, gerando novos pensamentos e perspectivas, trocando infinitamente suas opiniões. Assim, as pessoas têm que compreender essas transformações globais e se adequarem a conjuntura atual.