FANDOM

Martin Lutero

Martin Lutero

Ele nasceu em Miragaia, freguesia da cidade portuguesa do Porto. Cresseu na bahia e no recife,onde o pai trabalhava na masgistratura e adolecente. Após a morte de sua mãe, ele e seu pai se mudaram para Pernambuco em 1751 depois para a Bahia, onde estudou no Colégio dos Jesuítas . Em 1761, voltou a Portugal para cursar Direito na Universidade de Coimbra terminou o curso aos 24 anos e candidatou-se auma cadeira onde apresentou a tese de tratado direito natural, tornando-se bacharel em Leis em 1768. Em 1789 foi condenado por participação na incofidencia mineira. Detido foi levado para a ilha das cobras, Rio de janeiro partindo depois para moçambique onde casou com juliana de souza filha de um rico comerciante de escravos.

O poeta aos 40 anos dedicava poesias a Maria doroteia e Joaqina de seixas ,de apenas17 anos que irian fazer parte do livro marilia de Dirceu a famila da moca muito tradicional se opunha ao relacionamento mais aos poucos foi cedendo.

tomas antonio gonzaga cujo o nome arcaico era dirceu escreveu poesias que apresentam as típicas características árcades e neoclássicas: o pastoril, o bucólico, a Natureza amena, o equilíbrio etc. Paralelamente, possui características pré-românticas: confissões de sentimento pessoal, ênfase emotiva estranha aos padrões do neoclassicismo, descrição de paisagens brasileiras, etc, as liras representam a trajetoria do poeta antes da prisao,apresentam a ventura do amor e satisfação com o momento presente. Depois trazem canta o infortunio e o destino.

Principais obras: Tratado de Direito Natural; Marília de Dirceu (coleção de poesias líricas, publicadas em três partes, em 1792, 1799 e 1812 - hoje sabe-se que a terceira parte não foi escrita pelo poeta); Cartas Chilenas (impressas em conjunto em 1863).

CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS Editar

A poesia de Tomás Antônio Gonzaga apresenta as típicas características árcades e neoclássicas: o pastoril, o bucólico, a Natureza amena, o equilíbrio etc. Paralelamente, possui características pré-românticas (principalmente na segunda parte de Marília de Dirceu, escrita na prisão): confissões de sentimento pessoal, ênfase emotiva estranha aos padrões do neoclassicismo, descrição de paisagens brasileiras, etc.

O convívio com o Iluminismo põe em seu estilo a preocupação em atenuar as tensões e racionalizar os conflitos.

Tomás Antônio Gonzaga escreveu versos marcados por expressão própria, pela harmonização dos elementos racionais e afetivos e por um leve toque de sensualidade. Segundo Alfredo Bosi, Gonzaga está acima de tudo preocupado em "achar a versão literária mais justa dos seus cuidados". Assim, "a figura de Marília, os amores ainda não realizados e a mágoa da separação entram apenas como 'ocasiões' no cancioneiro de Dirceu", o que diferencia o autor dos seus futuros colegas românticos.

Musicians blavet

Música barroca

Tomas antonio gonzaga34

Basílio da Gama (sua vida e suas obras)