FANDOM


Maksuel candido portinari (2)
Sabemos que a educação é essencial nos dias de hoje, sabemos também que sem ela, não há grandes oportunidades de emprego e consequentemente, de ascensão social. Na região metropolitana de Belo Horizonte, o ensino público vem sendo valorizado pelas autoridades, tanto que em uma pesquisa realizada pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) constatou que Belo Horizonte tem a melhor educação básica do país, e atingiu o 2º lugar no ensino fundamental, ficando na 3ª posição no ensino médio.

Minas lidera ainda o ranking de medalhas na OBMEP (Olímpiadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). No ano de 2013, das 6000 medalhas Minas faturou 140 medalhas de ouro, 253 de prata e 1199 de bronze. Esse fato evidencia mais ainda o interesse e desempenho dos alunos mineiros em relação ao estudo.

Anos iniciais ensino fundamental2

BH tem o melhor desempenho na Educação Básica do País

Anos finais fundamental1
Anos finais medio1


Apesar do bom desempenho dos alunos, Belo Horizonte enfrenta sérios problemas na educação, pois possui o maior índice de analfabetismo entre as capitais do sudeste. Quase 3% da população da capital mineira (69.183 pessoas) não sabe ler nem escrever.

Foi constatado em uma pesquisa, que se o investimento em educação for o mesmo da última década BH levará 20 anos para erradicar o analfabetismo.

                                                                                                                                                           Além disso, várias escolas da região metropolitana não tem estrutura e suporte aos alunos, como por exemplo a escola municipal Jaime Avelar Lima, em Santa Luzia, que tem problemas como fiação exposta, e pisos danificados, oferecendo assim, um grande risco aos estudantes, além de causar insegurança aos frequentadores da escola. Outro problema nas escolas é a 

Image13-640x669

Na sala de aula de escola em Santa Luzia, fiação exposta e piso danificado são a prova do desleixo

falta de ginásios cobertos, que pode causar diversos problemas como a desidratação, queimaduras e o câncer de pele, pelo fato de haver uma grande exposição destes alunos ao sol. 

Nas propagandas de TV e em falas de politícos mostram que a educação está cada vez melhor,  e que estão investindo muito  nelas. Mas cadê o resultado? Não se vê muitos, a taxa de analfabetos continua alta, as escolas continuam com déficit de recursos e consequentimente na aprendizagem. 
Charge-descaso-educacao-brasil
Enquanto alguns alunos estudam em escolas precárias e sem estrutura, outros sequer tem acesso à educação. Em Belo Horizonte, o número de vagas para a educação infantil é muito menor que o número de alunos. Uma pesquisa feita pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte em 2011, constatou que BH possui aproximadamente 200 mil crianças na faixa de zero a cinco anos e meio, e  pouco mais de um quarto desta população frequenta escolas infantis.
Download (3)

A família é um fator importante para a educação dos jovens.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.