FANDOM

    Atualmente a violência está presente em todos os lugares. De acordo com pesquisas, a pobreza, a falta de qualidade nas escolas e o desemprego, são algumas das causas que tornam possíveis os dados sobre a violência serem tão preocupantes e crescentes. Uma vez que a população jovem é o grupo mais afetado por fatos relacionados à violência, tanto para quem pratica quanto para quem sofre, é necessário que este grupo tenha uma educação de qualidade, trabalhos satisfatórios e etc.  
Apesar da violência estar sendo vista com muita frequência em praticamente todos os lugares, os maiores índices de criminalidade estão presentes nas regiões urbanas, apresentado de diversas maneiras como: homicídios, estupros, latrocínios e outros. Se observamos onde moramos, na região metropolitana de BH, no período de 2002 a 2007 vemos que a média de homicídios é de 52,5 para cada 100.000 habitantes, o número de crimes brutais contra as pessoas e o patrimônio de BH cresceu 20% só nos últimos semestres, além disso pesquisas indicam que a cada 15 minutos ocorre um assalto , um número que acaba assustando muito.
Basta-de-violencia

"Lutar pelo fim da violência é lutar por um mundo mais justo."

Alguns projetos estão sendo criados pelas polícias Militar e Civil, no intuito de diminuir a violência, dentre eles encontramos edições de videos, cartazes, panfletos e divulgação de imagens, todos em um mesmo objetivo de facilitar o processo de buscas por pessoas desaparecidas, também instalando postos policiais comunitários em regiões onde o número da violência é muito alto, ou seja, regiões de alta vulnerabilidade, ações de sensibilização para diminuir o número de pichações e vandalismo em geral, e muitos outros movimentos que estão sendo realizados por parte da segurança de BH que busca reduzir esse número crítico de violência na região.
Images5555
Por meio da realização de entrevistas a policiais obtivemos algumas orientações, algumas delas são:  tomar cuidado com o que está ao redor, o cidadão deve tomar algumas precauções para que não seja alvo de marginais, apesar de saber que nem mesmo em nossa própria casa com todos os equipamentos de segurança estamos totalmente seguros hoje em dia, também devemos ser "espertos" em relação a isso, não que dizer que isso venha trazer uma total segurança a nós, mas tomar certas medidas para evitar grandes problemas pode ajudar muito. 
Imagem violencia

Protesto. Revoltados e com medo de novos latrocínios, moradores do bairro Buritis, na região Oeste da capital, protestaram por faixas

   Apesar da ação efetiva da polícia, os esforços são perdidos quando um meliante é detido e a justiça simplesmente libera o acusado, isso devido a superlotação de presídios e a falta de estrutura para abrigar uma grande população carcerária, além das ações falhas da justiça.
   Podemos concluir assim que  a violência vem crescendo cada vez mais e que as medidas tomadas pela polícia não vem acarretando mudanças sobre isso.

Os videos abaixo buscam mostrar que há uma resposta do governo em relação a esse casos, que estão buscando medidas para que a taxa de homicídios diminua cada vez mais.