FANDOM


Introdução ao temaEditar

        Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.  Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade.  As redes sociais podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Orkut, myspace, Twitter, Formspring.me, Tumblr, tymr, MSN), redes profissionais (linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas etc.

        Cada uma tem seu próprio meio, mas todas possuem um único objetivo: a integração. É claro a nós que quando uma pessoa compartilha seus lazeres e diversões numa rede social, esta deseja mostra como está feliz. É uma forma de integração social, na qual os indivíduos não precisam estarem perto para poderem interagir entre si e com o mundo. E, nesse sentido, com a palavra "mundo" queremos dizer o sentido literal de mundo, porque hoje em dia é fácil para todos (a exceção dos miseráveis e muitos moradores de comunidades) o acesso a internet. Mas explorando o assunto dos meios de se publicar no mundo das redes sociais, vemos que há muitas maneiras de se fazer isso. O facebook nos permite, por exemplo, compartilhar fotos, vídeos, comentários e, atualmente, até mesmo nossos sentimentos de forma estrita. 

         Até este ponto tudo nos parece bom, visto de longe. Porém as rede socias criam situações que, às vezes, se tornam grandes problemas. 

Os problemas das redes sociasEditar

     A palavra que hodiernamente é bastante usada nos consultórios de psicologia ocorre, muitas vezes, dentro do mundo virtual: o famoso "bullying". Primeiro definamos o que é isto. "Bullying" é, na maioria das vezes, aquele tipo de exposição vexatória praticada intensionalmente, ou seja, quando alguém propaga de maneira intensional situações que podem envergonhar outrem; pode ser, entretanto, atos de ameaça, tirania ou maustratos físicos, tendo por objetivo acabar com o moral da vítima, assim como o seu bem estar mental e físico. Quando, nas redes socias, uma pessoa sofre humilhação por ser diferente (seja por não ter a aparência considerada a boa ou um peso acima da média, por exemplo) esta sofre do "bullying" virtual. E aquele que pratica essa humilhação muitas vezes está protegido atrás das telas dos computadores, em caráter anônimo, já que muitas vzes não é preciso de identificar.
Cyber

     O "cyberbullying" pode acarretar vários problemas físicos e mentais. Há registros de vítimas que fizeram (ou ainda fazem) sessões diárias de psicologia para tratarem seus traumas com essa barbárie. E ns piores casos, há registros até mesmo de suicídios. 

Fonte e mais informações: [1] [2]

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.