FANDOM

Rmbh

A Região Metropolitana de Belo Horizonte, também conhecida pela abreviatura RMBH ou simplesmente Grande Belo Horizonte, é a terceira maior aglomeração urbana do Brasil. A RMBH é constituída por 34 municípios. Sâo eles: Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Cidades

Tabela em que se encontra a Área, População e PIB de cidades da RMBH

Conforme o Censo Estimativo de 2013, a região possui uma população de 5.152.217 habitantes, sem contar o Colar Metropolitano, em que tais municípios pertencentes não se encontram conurbados e apesar de parecer, não fazem parte da região metropolitana (que somaria pouco mais de 6 milhões de habitantes).

Seu produto metropolitano bruto (PMB) somava em 2010 cerca de 132,9 bilhões de reais, dos quais aproximadamente 45% pertenciam à cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

A RMBH é o centro político, financeiro, comercial, educacional e cultural do estado de Minas Gerais, representando em torno de 40% da economia e 25% da população do estado.

A Grande BH é ainda o 62º maior aglomerado urbano do mundo, o sétimo maior da América Latina e a terceira maior do Brasil ou a maior fora do eixo Rio-São Paulo.

O colar metropolitano é composto por 16 municípios: Barão de Cocais, Belo Vale, Bom Jesus do Amparo, Bonfim, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Itabirito, Itaúna, Moeda,Pará de Minas, Prudente de Morais, Santa Bárbara, São Gonçalo do Rio Abaixo, São José da Varginha e Sete Lagoas.