FANDOM

O que é juventude verde? É um movimento que luta para que os Jovens tenham direito a voz e voto na Executiva Nacional, Estadual e Municipal. Esse movimento nasceu através do partido verde, que se iniciou a partir de um movimento cuja tese central era a criação de um espaço de discussão para oxigenar/fixar as idéias no Partido.

Greenpeace-1-

IMAGEM 1 - Greenpeace

O partido tinha como meta montar em cada cidade uma Secretaria Municipal da Juventude. Hoje, estão organizados em todos Estados e na maioria dos municípios onde o Partido Verde atua. Após este movimento, foi realizado o 1° Congresso Nacional da Juventude do Partido Verde, com o principal objetivo, era eleger pelo voto direto a executiva Nacional da Juventude, e construir uma agenda de propostas para o Partido. Assim, todos os estados se mobilizaram, fizeram discussões nos diversos municípios e dos dias 01 a 04 de Maio de 2008, paralelo ao Congresso Mundial dos Jovens Verdes (Global Young Greens), que se reunião no Memorial da América Latina, para que os próprios jovens do Partido definissem o seu destino Com o resultado do Congresso, redigiram dois documentos: um que ficou definido como “Agenda Mínima para a Governança Verde - 43 pontos para mudar o destino de nossas cidades”, e a Carta da Terra, com os Compromissos dos Verdes do Mundo para a Sustentabilidade do Planeta. Paralelamente, tomou posse o Conselho Nacional da Juventude que elegeu a Executiva Nacional da Juventude Verde com o objetivo de quebrar o “muro” que separa a Juventude de hoje da atividade política, e resgatar o sentido coletivo da construção política. Assim, buscam mostrar aos jovens do Brasil que para acabar com a corrupção que tem sobre a política nacional é preciso à participação de todos, com propostas que resgatem as utopias perdidas, e que transbordem o velho desejo de sonhar da juventude.

Portanto, o projeto juventude verde apresentam dicas, como:
  • Filtro de Linha com Sensor de Presença ajuda a Economizar Energia
  • Revira Ideias – Produtos Recicláveis e Eco design
  • Eco Rock – Uma Evolução Ecológica na Reforma da Casa
  • Capa Customizada para Iphone e feita de Bambu
               O projeto Greenpeace tem grande repercussão em todo o mundo, jovens e adultos de todas as partes estão participando dele com o intuito de ajudar a preservar o planeta. Agora o trecho de uma entrevista com Daiane Santana, Engenheira Ambiental: 
               Tem um projeto no Greenpeace que eu sou muito fã, MEIA AMAZÔNIA, NÃO! Que promove um baixo assinado contra um projeto de lei que acaba acelerando a destruição da Amazônia. Tem também o SALVEM as baleias, que é o mais conhecido. Volta e meia têm gente do GP abordando navios por aí, além do É agora ou agora, que propõem zerar o desmatamento na Amazônia até 2015, garantir que pelo menos 25% da eletricidade seja gerados a partir de fontes renováveis e transformar pelo menos 30% do território costeiro brasileiro em área protegida até 2020, o que é uma belíssima campanha e finalmente parece ser concreto. A parte do voluntariado deles também é interessante, mas o que me deixa meio encabulada é o fato de ser limitado… tem também o blog com notícias quentinhas. No site do Greenpeace dá para ver todas as ações que são defendidas pelo grupo.

Pessoas como Daiane se preocupam mais ainda depois de verem imagens como estas:

IMAGEM 2 -
Green it grafico

IMAGEM 2 - Gráfico: Consumo de Energia Primária

IMAGEM 3 -
Green it tabela2

IMAGEM 3 - Tabela: Consumo de Energia

Ou mesmo vídeos como este:

http://www.youtube.com/watch?v=b3Ywrc8BOZY&feature=player_embedded

 Pense bem nisso, a ação de uma formiga não é capaz de mudar o mundo, mas é assim que começa uma formiga aqui outra ali e uma acolá e de repente estamos extraordinariamente transformando o planeta em um lugar melhor para se viver e mais duradouro. E você mesmo depois disso tudo vai continuar seguindo sua vida normalmente e deixando um grande nada para as gerações que ainda estão por vir?