FANDOM

Barroco. a

O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.

O Barroco foi um estilo artístico que surgiu no século XVII, resgatando o antropocentrismo expressado na Grécia Antiga.Esse estilo baseava-se, principalmente, nos extremos da vida humana.Prazer carnal ou espiritual? Essa era a pergunta que os artistas barrocos tentavam responder em suas obras, fossem elas escritas, cantadas, encenadas, pintadas, etc.

O Barroco registra um momento de crise espiritual na cultura ocidental. Nesse momento histórico, conviviam duas mentalidades, duas formas distintas de ver o mundo: de um lado o paganismo e o sensualismo de Renascimento, em declínio;de outro, uma forte onda de religiosidade que lembrava o teocentrismo medieval.

Durante o Barroco, a sociedade tentava manter um equilíbrio entre a vida carnal e a [suposta] vida espiritual após a morte. Em uma sociedade comandada pela igreja católica, qualquer ato que tendesse à sensualidade, rebeldia e desonra, era taxado como pecado e condenado ao inferno.Diante do resgate do antropocentrismo, as pessoas passaram a questionar o controle severo que a igreja mantinha sobre seus atos e pensamentos.O corpo falava mais alto do que a igreja e se entregava a desejos carnais.Após a satisfação dos desejos, um grande pesar acometia essas pessoas e a dúvida perturbava seus sonhos.

Como controlar um corpo feroz diante dos olhos de Deus, que julga severamente as pessoas? Muitas pessoas tentavam pagar seus "pecados" através de orações, boas-ações e presença na igreja.Faziam de tudo para parecer boas aos olhos do mundo, mas guardavam segredos pesados em seus corações.

Durante o Barroco, surgiu o conceito de Carpe diem. Em latim, isso significa "aproveite o dia". Essa frase denota a vontade barroca de realizar seus desejos carnais, mesmo correndo o risco de passar a eternidade sofrendo no inferno.

Filmes como "Sociedade dos poetas mortos" mostram a mentalidade barroca.Garotos com espíritos rebeldes se opõem ao sistema administrativo severo da escola.

A mentalidade da época, refletia na arte.No século XVII, as pinturas apresentavam muito contraste: cores muito claras e cores muito escuras.Além disso, imagens se homens e mulheres santos eram carregadas com expressões de prazer carnal.Pinturas e esculturas esbanjavam sensualidade e erotismo.Veja

Santa Tereza

a seguir uma imagem de Santa Tereza e reflita sobre sua expressão facial.

No Brasil um poeta que explicita bem essa questão da confusão interna, entre a sensualidade, erostismo e o temor a deus é Gregorio de Matos. Um exemplo de poesia de Gregorio na qual se ve a questão da religiosidade é a seguinte:

A Jesus Cristo Nosso Senhor

Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,

Da vossa alta clemência me despido;

Porque quanto mais tenho delinqüido,

Vos tenho a perdoar mais empenhado.

Se basta a vos irar tanto pecado,

A abrandar-vos sobeja um só gemido:

Que a mesma culpa, que voa há ofendido,

Vos tem para o perdão lisonjeado.

Se uma ovelha perdida e já cobrada

Glória tal e prazer tão repentino

Vos deu, como afirmais na sacra história,

Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,

Cobrai-a; e não queirais, pastor divino,

Perder na vossa ovelha a vossa glória.