FANDOM

Agua

Abastecimento de agua

A região metropolitana de Belo Horizonte é abastecida por oito sistemas integrados, além de alguns poços artesianos e outros pequenos sistemas produtores independentes. Estes sistemas produtores, segundo informações da Copasa, garantem o abastecimento do Município e da região metropolitana por, no mínimo, mais 20 anos, sendo necessárias as ampliações nos sistemas adutores e produtores do Rio das Velhas e Rio Manso. O consumo de água em Belo Horizonte é o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Recomenda-se o uso de 100 L per capita por dia, mas, o usado é de 200 L. Segundo Sérgio Neves Pacheco, gerente de macro operação da Copasa, esse dado ainda pode aumentar. Segundo ele, a maior parte usada em domicílios é para higiene pessoal e limpeza, porém, o desperdício ainda é muito.A maior parte de reservatório no mundo e o Rio Nilo.

Abastecimento na Grande BH123 Editar

65% - das águas que abastecem Belo Horizonte são captadas desde 1973 no Rio das Velhas, em Bela Fama, no município de Nova Lima

42% - é o percentual que Bela Fama capta das águas que abastecem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), exceto Caeté, Rio Acima e Itaguara. Nova Lima ainda contribui com águas dos mananciais de Fechos e Mutuca, que são direcionadas para o Sistema Morro Redondo (2%), localizado no Bairro Belvedere, na Região Sul da capital

RMBH - recebe água dos sistemas Rio Manso (30%), em Brumadinho; Serra Azul (18,5%), Juatuba/ Mateus Leme; e Várzea das Flores (8%), em Betim.

2,4 milhões – é o numero de pessoas que são atendidas pelas águas do Rio das Velhas, captadas em Bela Fama. Na RMBH, incluindo os demais mananciais, são 5,2 milhões

LinhaAzul1

A Linha Azul, aliada a outros empreendimentos da Copasa na RMBH, é mais um dos esforços da empresa para garantir o abastecimento de água para a população na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

6 mil km2 - área de abrangência do sistema integrado da RMBH, com 50 macro reservatórios e 39 zonas de abastecimento

As águas captadas do Rio das Velhas num dia corresponderiam a 300 bilhões de litros.

De acordo com os dados da Copasa, Rio Manso armazena 121 bilhões de litros; Serra Azul, 93 bilhões; e Várzea das Flores, 86 bilhões.

O vídeo abaixo explica melhor sobre a Linha Azul, que distribui a água pela RMBH:

Copasa realiza obra de melhoria no sistema de água da RMBH