FANDOM

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Abastecimento de Água e o conjunto de diversos sistemas de rede hidráulicas empregados para o fornecimento de água para a população em uma área especifica

Definição Editar

O tratamento de água é uma série de processos físicos e químicos que são aplicados na água para que ela fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que seja potável. Esse processo livra a água da maioria das bactérias e dejetos que ali estavam, evitando a trasmição de doenças.

Processos do tratamento em etapasEditar

  • Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na estação de tratamento,ela recebe nos tanques uma determinada quantidade de sulfato de alumínio,está substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como,por exemplo a argila.
  • Floculação: em tanques de concreto com a água em movimento,as partículas se aglutinam em flocos maiores.
  • Decantação: em outros tanques,por ação da gravidade ,os flocos com as impurezas e partículas que foram aglomerados ficam depositadas no fundo dos tanques após um tempo, separando-se da água.
  • Filtração: a água passa por filtros formados por carvão,areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa as impurezas de tamanho pequeno, ficam retidas no filtro.
  • Desinfecção: é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças que não foi possével ser retirado nas etapas de separação físicas.
  • Fluoretação: é aplicado flúor para prevenir a formação de carie dentárias, principalmente, em crianças.
  • Correção de PH : E aplicada na água uma certa quantidade de cal hidradata ou carbonato de sodio. Esse precedimento serve para corrigir o PH da água, que siginifica balancear a acidez da água para  preservar a rede de encanamentos de distribuição e evitar irritação na mucosa gástrica dos consumidores.
    Tratamento da Água

    Processo de tratamento da água

Redes de distribuição Editar

As redes de distribuição formam a fase final do processo de abastecimento de uma cidade, que também é composto com um sistema de captação de água nos rios, sistema de adução da água para o próximo estágio que é o de tratamento da água, após o tratamento a água é enviada a um reservatório que a libera para as redes de distribuição chegando assim nos domicílios.

Para criar uma rede de distribuição de água é necessário estudos da região em que será distribuída a água. São observados aspectos como, a densidade da população na região, como será o crescimento desta população e as necessidades industriais daquela região, com estes dados é possível fazer uma rede de distribuição que irá suprir as necessidades do local por vários anos.

De uma maneira geral, as redes de distribuição são constituídas por:

1. Um conjunto de instalações que fazem a recepção, armazenagem e
expedição de materiais;
2. Um conjunto de rotas e meios que ligam as diferentes instalações;
3. Um conjunto de meios que permitem o transporte das mercadorias através
das rotas.

        No caso da água, ela passa por vários canos enterrados sob a pavimentação das ruas da cidade. Essas canalizações são chamadas de redes de distribuição. Para que uma rede de distribuição possa funcionar perfeitamente, é necessario haver pressão satisfatória em todos os seus pontos. Nos trechos com menor pressão instalam-se bombas, chamados de boosters para levar a água para locais mais altos.

TarifaEditar

A tarifa mínima da direito a um consumo residencial de seis mil litros de água por mês. Se o consumo ultrapassar esse limite a tarifa de água e calculada sobre a quantidade de litros que foi consumida e registrada pelo hidrômetro. Em Belo Horizonte, a COPASA é resonsável por esse contro

Copasa-MG

le.

Água e luz turbinam a inflação em BH