FANDOM

Século XVIII, eclode na Europa, como forma de indignação da parte da Burguesia aos abusos da aristocracia da época, a Nobreza e o Clero, uma nova forma de literatura, pintura; uma conflagrada arte e estilo de vida. Surge o Arcadismo.

Quem antes fazia parte da camada inferior do estamento da sociedade da época, a Burguesia agora, já não só passa dominar economicamente o Estado, mas também interfere exorbitantemente na camada que fazia parte do topo da pirâmide estamental, o Clero. Com a expansão do comércio e a criação de bancos burgueses, a antiga mediocracia consegue inverter a estratificação social europeia, que até então quase não possuía mobilidade, arruinando relativamente a Nobreza e diminuindo a diferenciação hierárquica. O Clero, que representava a igreja estava praticamente jogado por terra, com a disseminação do ceticismo religioso; pregando o antropocentrismo, a ciência e o espírito racionalista criado pelo Iluminismo.

O Arcadismo criticava fortemente o rudimentarismo barroco, e o seu exagero nas emoções e expressões do corpo pintadas nas telas pelos grandes artistas do estilo. Os temas eram mais ternos apresentando situações e sentimentos simples do ser humano, e atribuindo extremo valor à natureza e seus componentes. Os pastores, forma como os autores árcades eram designados, utilizavam de pseudônimos pastoris, buscavam a simplicidade na vida, desprezavam o inútil e gostavam de lugares agradáveis longe da cidade, pois eram não eram a favor de centros urbanos, pelo zelo à natureza. Eles também tinham uma grande idealização da sua amada, referindo a ela como uma deusa e a convidava para usufruir e gozar do momento e não pensar no futuro. Adotavam como lema ‘’ Carpe Diem, fugere urbem’’.

Dá-se a impressão de um perfeito estilo de vida criado pelos indivíduos revolucionários do Século das Luzes, mas ao contrário do que se pensa tudo naquela época não passava de uma ideologia. Os pastores, que eram tão a favores da natureza, simplicidade no modo de viver e, dentre outras características já citadas, viviam em centros urbanos, tinham participação ativa em atividades econômicas e almejavam a ascensão da burguesia. Sendo assim, a doutrina e os pensamentos implementados pelos pastores, não foram de fato consolidados no cotidiano deles e não alteravam o seu estilo de vida. Não havia a transformação objetivada. Os autores árcades viviam uma novela, diante da hipocrisia criada, idealizada e vivida por eles.