FANDOM

Aguaa

A água que consumimos. (http://goo.gl/kBYTza)

CASAN - Tratamento da água O álbum de viagem (Animação 3D)-0

 A água é elemento dominante no nosso planeta,mas apenas 3% de toda a água existente no planeta é potável,própria para consumo.Por isso precisamos tratar o máximo possível de água,para que possamos continuar a viver assim como vivemos hoje em dia.

 água que consumimos, passa por um tratamento que consiste em oito fases:

               A  primeira fase é chamada de oxidação que consiste na injeção de cloro ou produto similar na água para tornar metais que estão presentes na agua não solúveis, principalmente o Ferro e o Manganês. Os mesmos serão removidos nas próximas fases.

           A segunda fase é chamada de coagulação, nela é adicionado a água o sulfato de alumínio (Al2SO4)3, essa adição faz com que a sujeira se aglomere em flocos. Ao mesmo tempo é colocado cal para manter o pH da água adequado.

A terceira fase é a Floculação. A água

AGUA

ESQUEMA TRATAMENTO DE ÁGUA

com os flocos de sujeira se movimenta no tanque de forma que os flocos se aglomerem, assim ganhando cada vez mais massa, volume e consistência.

A quarta fase é de decantação, consiste em deixar a água parada por poucas horas. Dessa maneira os flocos de sujeira sedimentam e vão para o fundo do tanque devido a força a gravidade. A água  decantada fica por cima e segue aos filtros.

Na  quinta fase ocorre a filtração  , nela a água decantada é filtrada. Retira se assim impurezas que não foram completamente sedimentas, ou separadas pelas fases anteriores.

A sexta fase é chamada de desinfecção.  Embora a água já esteja limpa, nessa fase se acrescenta cloro, esse  é acrescentado para eliminar germes nocivos à saúde e garantir a qualidade da água nos reservatórios e na distribuição.

A penúltima fase é a  correção de pH . Nela a água recebe uma dosagem de Cal. Essa dosagem serve para corrigir a acidez da água, isso para proteger canalizações das redes e das casas contra corrosão ou incrustação.

          A oitava e última fase é a Fluoretação. Nessa fase uma dosagem de flúor (ácido fluossilícico) é acrescentada a água. Ele ajuda na prevenção das cáries dentárias. Essa adicão é uma exigência do Ministério da Saúde.

Copasas

Tratamento de água. (http://goo.gl/33okv0)

Após esse tratamento a água é armazenada e depois distribuída para as cidades. A distribuição da água em Belo Horizonte é dada por encanamentos , também como na maioria das cidades. O preço da água depende de fatores como a quantidade de consumo, tamanho da residência, se é comercial ou industrial ou se é publica.

Através desse processo de tratamento da água podemos perceber que ele não é um processo barato e rápido de ser completado. E mesmo assim, a população continua ignorante nesse assunto, desperdiçando água em grande quantidade e ignorando que, cada vez mais, a água doce no mundo vem acabando, sendo em breve a necessidade de maiores e mais complexos tratamentos de água.

Redes de distribução

Para chegar às casas, a água passa por vários canos enterrados sob a pavimentação das ruas da cidade. Esses canos são chamados de rede de distribuição.

Para que uma rede de distribuição possa funcionar perfeitamente, é necessário haver pressão satisfatória em todos os seus pontos. Onde existe menor pressão, instalam-se bombas chamadas boosters, cujo objetivo é bombear a água para locais mais altos.

As redes de distribuição são conectadas as casas atravéz de canos, que são chamados de ligação domiciliar. São eles que unem a rede interna de cada residência à rede de distribuição, fazendo chegar água às torneoiras. 

Para resgistrar e controlar a quantidade de água consumida pela residência, instala-se um hidrômetro junto a ligação.

A COPASA nos dá o direito de utilizarmos 6.000 litros de água por mês, quando ultrapassamos esse limite, passam a ser cobrados os litros de água utilizados na residência.