FANDOM


Existem expressões que foram muito utilizadas na literatura para mostrar opiniões e ideais dos autores e poetas. Algumas delas marcaram o estilo Barroco e o Arcadismo: Carpe Diem, Fugere Urbem e Tempus Fugit.

Carpe DiemEditar

esse aproveite Editar

(O site não é confianvel, só aviso.) Carpe Diem é uma expressão em latim que significa "Aproveite ao máximo o Momento". Foi escrita primeiramente pelo poeta latino Horácio (65a.C. - 8a.C.) no Livro I ATAAAEditar

Carpe Diem
de "Odes", em que ele aconselha sua amiga Leucone com a frase: "...carpe diem, quam minimum credula postero". O significado que essa frase assume pode ser compreendido como: "...colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã".

Horácio segue a linha do epicurismo e defende que a vida é breve e a beleza perecível. Sendo a morte a única certeza e o presente deve ser aproveitado antes que seja trade.

O significado de Carpe Diem é um convite para que se aproveite o tempo presente, usufruindo os momentos intensamente sem pensar muito no que o futuro reserva

A Sociedade Dos Poetas Mortos

Capa do Filme : Sociedade dos Poetas Mortos(1989)

Essa expressão foi amplamente utilizada no filme norte americano "Sociedade dos Poetas Mortos" ("Dead Poets Society"), de Peter Weird, sendo transmitida ao jovem grupo de alunos pelo seu professor de língua inglesa, para lembrá-los da brevidade da vida e, por isso, que a mesma deve ser aproveitada. Também fazem referência à ela alguns poemas de língua inglesa dos séculos XVI e XVII, como, por exemplo, no livro "To the Virgins", de Robert Herrick, na poesia "To make much of time" que, em português, significa "Para aproveitar o tempo ao máximo". Ela é utilizada como um lema para se aproveitar o dia da melhor maneira possível, pois, a morte é um fato irrevogável e o presente deve ser aproveitado antes que seja tarde. Assista o trecho do filme que aborda a expressão, clicando aqui.

Muitas bandas, atuais e antigas, possuem músicas intituladas com essa espressão, à exemplo as bandas norte-americanas Green Day e Metallica e as bandas brasileiras Fresno e Catedral.

Carpe diem

Viva o momento !

Por ser utilizada por muitas pessoas que não realmente compreendem seu significado, a expressão é considerada um grande clichê para muitos.

"Carpe Diem" é também utilizada para afirmar que as pessoas devem evitar gastar tempo com coisas inúteis e empenharem-se no que realmente importa em suas vidas.

Carpe Diem também é um termo utilizados em algumas bandas. A banda Dream Theater presta uma homenagem à filosofia "Carpe Diem" com sua música-titulo do disco, incluindo na letra trechos de falas do filme "Sociedade dos Poetas Mortos". Entre outras bandas que inclui "Carpe Diem" como nome do disco.

  • Carpe Diem na literatura

Carpe Diem não é um tema exclusivo do barroco, aliás toda literatura derivada do classico serve influência do Carpe Diem (aproveite o dia). O tema normalmente é usado como justificado ao convite de namoro as mulheres difíceis, ressaltando que a beleza e a vida passam tão rápido que por isso é possível aproveitar enquanto há tempo.

O filme Sociedade dos poetas mortos retrata muitoo bem o barroco, expecialmente o Carpe Diem quando o professor de literatura vivido por Robin Williams, pergunta aos alunos Estão vendo aqueles alunos das fotos, que parecem fortes, eternos? Estão mortos ... Carpe diem ...

A Maria de povos, futura esposa

Gregório de Matos

Discreta e formosíssima Maria,

Enquanto estamos vivendo a qualquer hora,

Em tuas faces a rosa Aurora,

Em teus olhos e boca, o sol e o dia:


Enquanto, com gentil descortesia,

O ar, que fresco Adônis te namora,

Te espalha a rica trança brilhadora,

Quando vem passear-te pela fria :


Goza, goza da flor da mocidade,

Que o tempo trata toda ligeireza,

E imprime em toda flor sua pisada.


Ó não aguardes que a madura idade

Te converta essa flor, essa beleza,

Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada.

Neste soneto Gregório coloca presente a Efemeridade do tempo e o Carpe diem, onde o eu-lírico exalta a beleza de Maria, mas a todo tempo diz que ela é passageira, aconselha que aproveite sua mocidade pois o tempo é curto. Diz que se demorar muito a aproveitar tudo aquilo que a vida lhe oferece, poderá chegar na velhice sem ter feito nada. O cultismo também é uma das coisas usadas por Gregório que torna mais precioso e valoriza as descrição.

Estrutura formal do soneto : ABBA ABBA CDE CDE

Fugere UrbemEditar

Direita-esquerda

Essa figura é uma característica do arcadismo. A cabeça do homem dividido entre o cotidiano urbano e a valorização da natureza.

Já o termo Fugere Urbem também é uma expressão latina que pode ser traduzida como "fuja da cidade",. Essa expresão, assim como Carpe Diem, foi originalmente utilizada pelo escritor latino Horácio e adotada como lema pela literatura árcade

Fugereurbem

Fugere urbem !!

para simbolizar o poeta literário que se desloca da vida agitada e corrida dos centros urbanos e vai para a calma zona rural, onde o tempo seria subjetivo ("passaria mais devagar") e a vida seria simples e sem as complicações capitalistas da cidade. Esse princípio foi mencionado também pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau, que acreditava que a civilização corrompia os costumes do homem - que é naturalmente bom -, como declarado em uma de suas citações: "A maioria de nossos males é obra nossa e os evitaríamos, quase todos, conservando uma forma de viver simples, uniforme e solitária que nos era prescrita pela natureza"
Vida no campo fugere urbem

O campo, a fuga da cidade e idealização da vida pastoril

Equivalente a bucolismo,o fugere urbem(fuga da cidade)traduz uma vida simples e natural,no campos,longe dos centros urbanos.Tal principio era reforçado no séc. 18 pelo pensamento de Jean Rousseu,segundo o qual a civilização corrompe os costumes do ser humano,que é bom por natureza.O Fugere Urbem traduz uma vida simples e natural, no campo, longe dos centros urbanos.

Podemos ver essa expressão em Marília de Dirceu nas liras 19(parte 1) e lira 15(parte 2)

A própria palavra Arcadismo, em que se insere a ideia do Fugere Urbem, vem da palavra Arcádia, nome de uma região montanhosa do Peloponeso na Grécia. No plano mitológico essa região era considerada como lugar de moradia dos deuses. No plano real, era uma região habitada por pastores que também se dedicavam à poesia. Nota-se então uma retomada de valores, os poetas brasileiros árcades são "pastores" (em verdade não o são) que cantam seu amor por outras "pastoras".

É importante mencionar que os poetas árcades brasileiros, embora pregassem o bucolismo em sua poesia, viviam todos nas cidades. Esse fato interessante nos sugere que a poesia Árcade é idealizada no sentido de não refletir o modo de viver de seus escritores.

Tempus fugit

Tempos Fugit

Tempus Fugit

Tempus fugit

Uma expressão muito relacionada com o Carpe Diem e o Fugere Urbem é o Tempus Fugit. É um termo em latim que significa "o tempo foge" ou "o tempo voa", foi usado inicialmente pelo poeta romano Virgílio (Publius Virgilius 70-10 a.C) em Geórgicas, uma de suas obras que fala sobre a vida rural: Sed fugit interea fugit irreparabile tempus ( Mas ele foge, irreversivelmente o tempo foge).

Está presente em inscrições de relógios, como uma mensagem
Relogio-salvador-dali

“Tempus fugit”, o tempo foge

que informa que o tempo passa, por isso é melhor correr. A expressão também foi muito utilizada no Arcadismo servindo como um de seus lemas, falando da fugacidade do tempo e se juntando com o Carpe Diem e o Fugere Urbem para representar a ideia de "o tempo passa rápido, então aproveite a vida, fuja da cidade e vá para o campo onde poderá viver bem".


Extras:

Carpe Diem: Por que essa expressão tão difundida no decorrer dos séculos nunca foi tão importante para sua vida quanto nos dias de hoje

Coleção completa de obras de Rousseau(em francês)


Carpe Diem03:13

Carpe Diem

Trecho do filme "Sociedades dos Poetas Mortos"

"Carpe Diem" significa fazer com que cada dia seja vivido intensamente, mas não no sentido de testar todos os comportamentos possíveis, tal como o homem que vive sem rumo ou objetivos. O imperativo convida-nos a não desperdiçar os minutos do melhor momento de nossa vida - o presente. É também outra forma de dizer que "não devemos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje", conforme ensina-nos Jesus. Evidentemente, cada pessoa entende à sua maneira a melhor maneira de realizar este aproveitamento, e não poderia ser de outra forma desde que cada um de nós é uma individualidade com suas variáveis, fruto da evolução do Espírito. Conhecedor das diretrizes que devemos seguir, cada um dá o melhor de si segundo a sua vontade.

Poesia sobre o tema


Carpe diem

Colha o dia

Como quem

Amanhece com as flores

Goze com o sabor do vento

E ria dos seus temores

Dainte das curvas do caminho

Sobreviva às tempestades

E (RE)invente-se a cada gota de chuva

Colha o dia

Como quem descobre o sopro da vida

E aprende a olhar-se com respeito

Cuide do tempo

E o transforme em seu fiel aliado

Colha o dia

Como quem

Absorve o orvalho de uma bela manhã

E percebe-se criador de si mesmo

Colha o dia

E dê-se conta da eterna incompletude humana

Para melhor compreender a tua existência

Colha o dia

Para ser o próprio apanhador

Das fertéis sementes de paz e luz

Que tu lanças na terra

Hoje

E sempre.


Aproveitar o Momento "Carpe diem" Editar

O tema central do barroco se encontra na antitese entre a vida e a morte ,Dai decorre o sentimento de brevidade da vida,da angustia da passagem do tempo,que tudo destroi.Diante disso, o homem barroco oscila entre a renuncia e o gozo dos prazeres da vida.Editar

Quando se pensa no julgamento de Deus, foge-se dos prazeres e procura-se apoio na fé.Quando a fé é insuficiente,a atração dos prazeres o envolve a cresce o desejo de desfrutar a vida. Por isso o "Carpe Diem", expressão latina que significa "aproveitar o dia (presente)". é um dos temas frequentes da arte barroca Editar

Carpe diem era uma tentativa de fundir os opostos,de conciliar o que no fundo é inconciliável: A razão e a fé,a matéria e o espirito,a vida carnal e a vida espiritual.Editar

Essa ideia foi tão revolucionária, que até hoje é influência para a sociedade.Editar

Avenged Sevenfold - Seize The Day Official Music Video05:39

Avenged Sevenfold - Seize The Day Official Music Video








A influência de Horácio: carpe diem, locus amoenus, fuegere urbem, aurea mediocritasEditar

Um dos maiores influenciadores do pensamento e das atitudes do Arcadismo foi Horácio, poeta latino . O carpe diem horaciano , que consiste no princípio de viver o presente, "gozar o dia", foi uma postura comumente assumida durante o Arcadismo. Suua filosofia é aproveitar ao máximo o momento presente, pois o tempo corre célere. Em varias passagens das liras de Dirceu notamos a adoção dessa postura, como, por exemplo, nos seguintes versos:

"minha bela Marília, tudo passa;

A sorte desse mundo é mal segura;

Se vem depois dos males a ventura,

Vem depois dos prazeres a desgraça."

ou ainda nestes:

"Prendamo-nos, Marília, em laço estreito,

Gozemos do prazer de são amores.

Sobre as nossas cabeças,

Sem que o possam deter, o tempo corre:

E para nós o tempo que se passa

Tambpem, Marília, morre."

Também por influencia de Horácio, os árcades adotaram a aurea mediocritas("mediocridade dourada"), que consiste na exaltação do meio-termo, da simplicidade. Essa posição de equidistância entre dois polos opostos era buscada no contato com a natureza. Daí a proposta de fugir da cidade( fugere urbem) e a procura do locus amoenus, de um refúgio ameno, de uma vida simples, bucólica, do homem vivendo como os pastores, em oposição aos centros urbanos monárquicos; a luta do burguês culto contra a aristocracia se manifesta nessa busca da natureza. Obeserve como essa postura se manifesta nos versos de Cláudio Manuel da Costa:

"Se sou pobre pastor, se não governo

Reinos, ações, provínvias, mundo , e gentes;

Se em frio, calma, e chuvas inclementes

Passo o verão, outomo, estio, inverno;

Nem por isso trocara o abrigo terno

Desta choça, em que vivo, co'as enchentes

Dessa grande fortuna: assaz presentes

Tenhos as paixões desse tormento eterno."

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.