Wikia

Wiki Toque

1- O Barroco

Discussão35
195 pages em
Este wiki
Quadro barroco.jpg

Barroco

O Barroco

     


Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do oriente. Podemos dizer que o barroco é uma continuação do renascimento, pois estes dois movimentos apresentaram uma grande semelhança, um grande interesse pela arte da antiguidade clássica. Entretanto, no renascimento as qualidades de economia formal, equilíbrio e harmonia eram mais buscadas enquanto o barroco mostrava contrastes mais fortes, maior dinamismo e maior dramaticidade.

A crise dos valores renascentistas, as lutas religiosas e as mudanças econômicas (fim do feudalismo e fortalecimento da burguesia), juntamente com o conflito humano entre as coisas terrenas e celestiais, antropocentrismo e teocentrismo, homem e Deus, pecado e perdão foram aspectos que provocaram manifestações culturais no homem, desencandeando, assim, o contexto que deu origem ao estilo artístico Barroco.

Não há certeza sobre o significado deste nome, uma das ideias é a de que essa palavra tem origem do nome Barróquia, região da Índia. Essa região era grande produtora de uma pérola irregular e áspera, com algumas manchas em sua superfície, sendo conhecida pelos portugueses como barroco, que representava imperfeição. Outro possível significado é que a palavra Barroco vem da expressão BAROCO usada para designar um dos modos de silogosmo ( argumentação lógica perfeita) , o que daria a palavra um sentido pejorativo de raciocínio estranho, tortuoso, que confunde o falso com o verdadeiro.


Arte-barroca-22.jpg

Exemplo de arte barroca.

No Barroco, a arte tem como objetivo representar o homem em seus momentos mais conflituosos. Ele retrata fatos cotidianos e religiosos, e é subjetivo. Outra característica do estilo barroco é a argumentação sutil das coisas. Na imagem ao lado, podemos inferir outras características que marcam essa cultura como, por exemplo, o apelo aos sentimentos do espectador/visualizador, a valorização dos detalhes, o jogo de luzes, o claro em oposição ao escuro. Pode-se ver também que as cores amarela e vermelha são muito usadas para definir luz e sombra.
423px-Charles Le Brun 001.jpg

A imagem mostra bem o contraste usado em azul, vermelho e amarelo as cores tradicionais do barroco. O vermelho e amarelo fazem o contraste entre luzes e sombras enquanto o azul é visto somente nas partes "puras" do ambiente.

   


Há no Barroco um conflito muito grande entre:

  • Luz e escuridão;
  • Celestial e profano;
  • Ceu e inferno;
  • Deus e diabo, etc.

Envolvendo muito a religião como podemos ver a seguir nas poesias:

Igreja do o.png

Igreja de Nossa Senhora do Ó

POESIA:

A escrita (Poesias Barrocas) é caracterizada por possuir uma linguagem culta e rebuscada, jogo de palavras e a bem evidente presença de figuras de linguagem. Dentre essas, temos como principais a metáfora, antítese, hipérbato, hipérbole e paradoxo.

Abaixo, segue a poesia "A Instabilidade das Cousas do Mundo", de Gregório de Matos. Estão marcadas as figuras de linguagem em cada estrofe, como a antítese, que é característica do barroco.  

Nasce o sol e não dura mais que um dia. (antítese vida/morte)
Depois da luz, se segue a noite escura, (ant. claro/escuro)
Em tristes sombras morre a formosura, (ant.feio/belo)
Em contínuas tristezas a alegria. (ant. tristeza/alegria)

Porém, se acaba o sol, porque nascia?
Se é tão formosa a luz, porque não dura?
Como a beleza assim se trasfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?

Mas no sol e na luz falta a firmeza;
Na formosura, não se dê constância
E, na alegria, sinta-se tristeza. (ant. tristeza/alegria)

Começa o mundo, enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza:
A firmeza somente na inconstância.  

Temos, como exemplo claro desse choque de ideias contrárias (matéria/espirito), um soneto de Gregório de Matos - Anjo no nome, Angélica na cara, também conhecido como À mesma D. Ângela:  

Anjo no nome, Angélica na cara!
Isso é ser flor, e Anjo juntamente:
Ser Angélica flor, e Anjo florente,
Em quem, senão em vós, se uniformara:


Quem veria uma tal flor, que a não cortara,
De verde pé, de rama florescente;
E quem um Anjo vira tão luzente;
Que por seu Deus, o não idolatrara?


Se pois como Anjo sois dos meus altares,
Fôreis o meu custódio, e a minha guarda,
Livrara eu de diabólicos azares.


Mas vejo, por bela, e por galharda,
Posto que os Anjos nunca dão pesares,
Sois Anjo, que me tenta, e não me guarda.

Aqui temos um poema de Francisco de Vasconcelos que tambem foi um dos principais autores do barroco:

À fragilidade da vida humana

Francisco de Vasconcelos (1665-1723)


Esse baixel nas praias derrotado
Foi nas ondas Narciso presumido;
Esse farol nos céus escurecido
Foi do monte libré, gala do prado.

Esse nácar em cinzas desatado
Foi vistoso pavão de Abril florido;
Esse Estio em Vesúvios encendido
Foi Zéfiro suave, em doce agrado.

Se a nau, o Sol, a rosa, a Primavera
Estrago, eclipse, cinza, ardor cruel
Sentem nos auges de um alento vago,

Olha, cego mortal, e considera
Que és rosa, Primavera, Sol, baixel,
Para ser cinza, eclipse, incêndio, estrago.


Neste estilo literário, notam-se duas importantes divisões:

Cultismo: possui uma linguagem extravagante, valorização do pormenor, através do jogo de palavras e figuras de linguagem; expressão mais sentimentalista mostrada em sua melhor forma. Exemplo de escritor cultista: Luís de Gôngora.
Barroco.jpg

Obra de arte barroca na qual o detalhamento é uma característica bem perceptível.

Conceptismo: possui um jogo de ideias, predominando o raciocínio lógico sobre os outros aspectos com um teor argumentativo, objetivo e idealizado. Como demonstra o nome, o conceptismo é focado no manejamento dos conceitos da língua. Por isso, é comum, nesse estilo, o uso do silogismo, uma importante figura de linguagem relacionada com a exposição lógica de ideias. Exemplo de escritor conceptista: Francisco de Quevedo.

Esse estilo afetou diversas áreas artísticas, como escultura, pintura e arquitetura. Nessas áreas, as características do barroco, já citadas, estavam presentes. Na pintura, escultura e arquitetura existia uma valorização de det

Barroco santa teresa.jpg

O Barroco na arte: Êxtase de Santa Teresa - escultura de Gian Lorenzo Bernini

alhes, assim como oposições entre formas e cores. No âmbito da escultura, um dos principais artistas foi Gian Lorenzo Bernini, que teve como obra mais importante a decoração da Praça de São Pedro, localizada no Vaticano. No campo da pintura, há vários artistas de destaque, como Caravaggio, Velázquez (site em inglês), Rubens e Rembrandt com diversas obras famosas. Na arquitetura, existiram também vários arquitetos e, dentre vários, podemos destacar Giacomo Vignola, que tem como principais obras a Villa Farnese, em Caprarola, na Itália, e a Chiesa del Gesù (site oficial), em Roma.

       

O Barroco no BrasilEditar

Arte-barroca-12.jpg

Detalhe de o Cristo do carregamento da Cruz, por Aleijadinho

O comércio e a Mídia:expanção do império ultramarino levaram Portugal a conhecer uma grandeza aparente.Ao mesmo tempo que Lisboa se tornava a capital mundial da pimenta, a agricultura lusa era abandonada, e assim o Barroco foi introduzido no Brasil por intermédio dos jesuítas. Inicialmente, no final do século XVI, tratava-se de um movimento apenas destinados à catequização. A partir do século XVII, o Barroco, ou seiscentismo, passa a se expandir para os centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, por meio de igrejas. Assim, a função da igreja era ensinar o caminho da religiosidade e da moral a uma população que vivia desregradamente.

A obra Prosopopéia, de Bento Teixeira, marca o início do barroco no Brasil.

O centro de riqueza da época era Minas Gerais, e foi lá que a produção artística, ligada à igreja, concentrou-se. O arquiteto, entalhador e escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi o grande representante dessa tendência nas artes plásticas, o estilo rococó predominava em suas esculturas de materiais típicos nacionais, como a madeira e pedra-sabão.

Em relação a literatura o Barroco (no Brasil) é constituido pelas primeiras manifestações literarias genuinamente brasileiras ocorridas no Brasil Colônia.

Os escritores que mais se destacaram foram:

Na poesia:


- Gregório de Matos

- Bento Teixeira

- Botelho de Oliveira

- Frei Itaparica

Na prosa:


- Pe. Antônio Vieira

- Sebastião da Rocha Pita

- Nuno Marques Pereira.

Alguns Poemas do Barroco Brasileiro:

   

DESCRIÇÃO DO REFICE DE PARANAMBUCO

 

Para a parte do Sul, onde a pequena

 

Ursa se vê de guardas rodeada,

 

Onde o Céu luminoso mais serena,

 

Tem sua influição, e temperada.

 

Junto da nova Lusitânia ordena

 

A natureza, mãe bem atentada,

 

Um porto tão quieto, e tão seguro,

 

Que para as curvas Naus serve de muro.

 

É este porto tal, por esta posta,

 

Uma cinta de pedra, inculta, e viva,

 

Ao longo da soberba e larga costa,

 

Onde quebra Netuno a fúria esquiva.

 

Entre a praia, e pedra descomposta,

 

O estanhado elemento se deriva

 

Com tanta mansidão, que uma fateixa

 

Basta ter à fatal Argos aneixa.

 

  • Nova Lusitânia foi o nome inicial da Capitania de Pernambuco;

  • Argos é o nome do navio conduzido por Jasão e outros heróis chamados de argonautas, que se dirigiram à Cólquida em busca de Tosão de Ouro.

 

O poema Prosopopoéia, de Bento Teixeira é um pequeno poema épico, composto de 94 estrofes em oitava de rima, que por sua vez consiste em estrofes de oito versos, composta de seis versos de rimas alternadas e os dois último versos com rimas emparelhadas nesta ordem “abababcc”, ao melhor estilo d‘Os Lusíadas. O poema celebra os primeiros donatários da capitania de Pernambuco, sendo dedicado a Jorge de Albuquerque Coelho (1539-1598). A magnânime obra de Camões foi o grande molde para a produção da época, como vemos agora e veremos mais adiante.

 

CANTO DE PROTEU XII & XIII

   

Pelos ares retumbe o grave acento

 

De minha rouca voz, confusa e lenta,

 

Qual trovão espantoso e violento

 

De repentina e hórrida tormenta;

 

Ao Rio de Aqueronte turbulento,

 

Que em sulfúreas borbulhas arrebenta,

 

Passe com tal vigor, que imprima espanto

 

Em Minos rigoroso e Radamento.

 

De lanças e d’escudos encantados

 

Não tratarei em numerosa Rima,

 

Mais de Barões Ilustres afamados,

 

Mais que quantos a Musa não sublima.

 

Seus heróicos feitos extremados

 

Afinarão a dissoante prima,

 

Que não é muito tão gentil sujeito

 

Suprir com seus quilates meu defeito.

 

  • Minos é o mítico rei de Creta, filho de Zeus e Europa. Por sua sabedoria e justiça, Minos tornou-se após a morte um dos três juízes do Inferno, ao lado de Éaco e Radamento.</li></li></li></li></li></li></li></li>

    Radamento é irmão de Minos, também se tornou após a morte um dos juízes do Inferno.</li>

       

    É clara a influência das lendas gregas e romanas na poesia de Bento Teixeira. No prólogo do poema Prosopopéia (este que estamos usando como base) há uma citação da Arte Poética do romano Horácio que diz “Pictoribus atque poetis quid libet audendi semper fuit aequa potestas” ou seja, “a pintores e a poetas sempre se permitiu o mesmo poder de ousar“. Mais adiante, na obra de outros poetas barrocos, as referências gregas e romanas estarão presentes, aqui, está Hércules, ou Héracles.

     

    CANTO DE PROTEU XXIV & XXV

      

    Não quero no meu Canto alguma ajuda

      

    Das nove moradoras de Parnaso,

      

    Nem matéria tão alta quer que aluda

      

    Nada ao essencial deste meu caso.

      

    Porque, dado que a forma se me muda,

      

    Em falar a verdade serei raso,

      

    Que assim convém fazê-lo quem escreve,

      

    Se à justiça quer dar o que se deve.

     

    A fama dos antigos coa moderna

      

    Fica perdendo o preço sublimado:

      

    A façanha cruel, que a turva Lerna

      

    Espanta com estrondo d’arco armado:

      

    O cão de três gargantas, que na eterna

      

    Confusão infernal está fechado,

      

    Não louve o braço de Hércules Tebano,

      

    Pois procede Albuquerque soberano.

    </li></li></li>

    Hidra de Lerna, morta por Hércules no segundo de seus doze trabalhos, a serviço de seu primo Euristeu.</li></li></li>

    O cão de três gargantas é

    Cerbero.jpg

    Cérbero

    , guardião do Inferno. O 11º Trabalho de Hércules consistia em trazer o cão para seu primo Euristeu.</li>

         


    Bento Teixeira morreu no ano de 1600, após o Santo Ofício tê-lo encontrado “em cama com febre tendo lançado algum sangue pela boca“, sendo anotado na capa dos autos do processo a seguinte informação: “é falecido Bento Teixeira e faleceu andando com a penitência em o fim de Julho de 1600“. Bento foi o primeiro poeta ”brasileiro” barroco, que viria depois com mais ênfase e expansão ao longo do século XVII, pelas mãos de um grande artesão e pelas penas de outros poetas que veremos mais adiante.

       

     

       

    CANTO DE PROTEU XCIII & XCIV

     

    Assim diz; e com alta Majestade

      

    O Rei do Salso Reino, ali falando,

      

    Diz: – Em satisfação da tempestade

      

    Que mandei a Albuquerque venerando,

      

    Pretendo que a mortal posteridade

      

    Com hinos o ande sempre sublimando,

      

    Quando vir que por ti o foi primeiro,

      

    Com fatídico esp’rito verdadeiro.

     

    Aqui deu [fim] a tudo, e brevemente

      

    Entra no carro [de] cristal lustroso;

      

    Após dele a demais cerúlea gente

      

    Cortando a via vai do Reino aquoso.

      

    Eu que a tal espetáculo presente

      

    estive, quis em verso numeroso

      

    Escrevê-lo, por ver que assim convinha

      

    Para mais perfeição da Musa minha.

    </li>

    Rei do Salso Reino é Netuno</li>

     

    O barroco no dia-a-diaEditar

    </li> </li> </li> </li>

  • O barroco que o Brasil desenvolveu é uma mistura do exagero do Rococó com as intensões religiosas do Barroco. Como não tinhamos rochas duras como o marmore as estatuas foram confeccionadas com pedra sabão e madeira, materiais abundantes em muitas regiões colonizadas como Minas Gerais.  No Centro-oeste, mais precisamente em Goiás as cidades possuem igrejas feitas em madeira e possuem uma decocaração mais modesta que as de Minas ( as igreja mineiras eram decoradas com ouro devido a extração).  Em Brasilia existe uma enorme discussão acadêmica onde procura-se afirmar que a capital federal seria uma nova visão barroca e não moderna como se apreguava antes. A catedral feita por Niemeyer seria mais barroca que moderna devido as suas linhas curvas que parecem uma coroa. O Museu Nacional por não ser cubico, isto em forma de um cubo, como a maioria dos predios e sim uma cupula seria também uma obra barroca.         O Que caracteriza uma obra Barroca e Rococó: muitas linhas em forma de espiral nos moveis, desenhos e forma que lembram plantas, exagero de cores, esculturas com rostos retorcidos, casas com janelas muito verticalizadas, e candelabros,

    GREGÓRIO DE MATOS

     

    Continuando os estudos sobre a poesia barroca brasileira.Gregório de Matos nasceu em Salvador, Bahia, possivelmente em 1636 (outros biógrafos apontam 1623 ou 1636), em uma família abastada de proprietários da admnistração colonial. Estudou nos colégios jesuítas e, posteriormente, prossegue os estudos em Coimbra, sendo graduado em Cânones (como se chamava o estudo de Teologia na época) no ano de 1661 e casa-se com D. Micaela de Andrade, de uma família de magistrados. Gregório merece um estudo mais aprofundado, mas somente nesta semana veremos quem foi o Boca de Inferno.

     

    DESCREVE O QUE ERA REALMENTE NAQUELE TEMPO A CIDADE DA BAHIA DE MAIS ENREDADA POR MENOS CONFUSA

        

     

    Gregório de Matos exerce vários cargos em Portugal e fica viúvo em 1678. Em 1679, é nomeado por D. Gaspar Barata de Mendonça para desembargador da Relação Eclesiástica da Bahia e, em 1682, tesoureiro a tonsura (ordens menores), no ano de 1681, é destituído, pelo Arcebispo D. Fr. João da Madre de Deus, dos cargos à cúria baiana, por não querer usar batina e por não aceitar a imposição das ordens maiores necessárias para o exercício das suas funções junto ao arcebispado. Começa a escrever poemas satíricos.

    </li>==Música barroca==A ton barroco é toda música ocidental correlacionada com a época cultural homônima na Europa, que vai desde o surgimento da ópera por Claudio Monteverdi no século XV até a morte de Johann Sebastian Back, em 1750.
    A música barroca é geralmente exuberante: ritmos enérgicos, melodias com muitos ornamentos, contrastes de timbres instrumentais e sonoridades fortes com suaves,. Música Vocal Orfeu, do compositor Montiverdi (1567-1643) escrita no ano de 1607 é a primeira grande ópera. Ópera é uma peça teatral em que os papéis são cantados ao invés de falados. A ópera de Montiverdi possuía uma orquestra formada de 40 instrumentos variados, inclusive com violinos, que começavam a tomar lugar das violas.Editar

     

    Oratórios e Cantatas As denominações de oratório e cantata foram muitas vezes confundidas. O próprio Bach batizou de Oratório de Natal um conjunto de cantatas. Contudo, estas palavras designam dois gêneros de composição vocal, não cênica, normalmente muito diferentes. O oratório é essencialmente narrat
    O-extase-de-santa-tereza-detalhe-gian-3lorenzo-bernini.jpg

    Repare a expressão de Santa Teresa, podemos tirar varias conclusões sobre a expressão dela.

    ivo e dramático: conta sem mostrar uma ação de caráter sagrado ou moralista. A cantata é lírica: exprime sentimentos que podem ser tanto religiosos, como profanos.
    Editar

     

    Do Período Barroco na música surgiu o desenvolvimento tonal, como os tons dissonantes por dentro das escalas diatônicas como fundação para as modulações dentro de uma mesma peça musical; enquanto em períodos anteriores, usava-se um único modo para uma composição inteira causando um fluir incidentalmente consonante e homogêneo da polifonia. Durante a música barroca, os compositores e intérpretes usaram ornamentação musical mais elaboradas e ao máximo, nunca usada tanto antes ou mais tarde noutros períodos, para elaborar suas ideias; fizeram mudanças indispensáveis na notação musical, e desenvolveram técnicas novas instrumentais, assim como novos instrumentos. A música, no Barroco, expandiu em tamanho, variedade e complexidade de performance instrumental da época, além de também estabelecer inúmeras formas musicais novas, como a ópera. Inúmeros termos e conceitos deste Período ainda são usados até hoje.Editar

    Entre as características mais importantes do período estão o uso do baixo contínuo, do contraponto e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente.

    De início, ocorre a retomada de tessituras (conjunto de notas que um instrumento é capaz de emitir sem perda de qualidade) mais leves e homofônicas (mesmo som), com a melodia apoiada em acordes simples. As tessituras polifônicas entretanto logo retornam. Segundo Carpeux (2001), esse inicial retorno à simplicidade traz em si algo aparentemente paradoxal.

    "Pensando nas artes plásticas e na literatura do Barroco, podemos esperar de sua música as mais ricas complexidades polifônicas e a expressão de uma religiosidade mística. Mas então os fatos nos decepcionam totalmente. O gênero predominante do século XVII não tem nada que ver com religiosidade mística: é a ópera. E em vez das complicações polifônicas, espera-nos canto do solista, a homofonia, a ária."

    Lista de pincipais compositores musicais do período barroco:

    Sao franc.jpg

    Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto

    Editar

     

    Barroco Mineiro Editar

    O Barroco mineiro, é o estilo barroco desenvolvido no estado de Minas Gerais. O enrequecimento provocado pela mineração e grande religiosidade do povo das minas, favoreceu o desenvolvimento da arte Barroca em Minas Gerais. A riqueza resultante da exploração do ouro em Minas Gerais estimulou em Ouro Preto, o surgimento de um grande conjunto de arquitetura barroca, justificando o tombamento da cidade como patrimônio nacional, em 1933, e em patrimônio mundial em, 1980. Apesar da influência inicial do Barroco europeu, a arte barroca no Brasil assumiu caracteristicas próprias.

    "O Barroco Mineiro nasceu mestiço como seus criadores,filtrandodo influências de várias partes de Portugal e do Brasil.Muitas vezes seu esplendor se esconde no interior das pequenas igrajas de parede de taipa,quadradas e brancas , revelando-se com impacto quando se abrem as portas.É o que acontece ,por exemplo, na Igreja de Nossa Senhora do Ó, em Savará, ou na Capela do Padre Faria, em Vila Rica, e em varias outras construçoes da primeira metade do século XVIII"

    (Saga: A grande Historia do Bbrasi. São Paulo: Abril Cultural, 1981, vol. 2-p.127)

    O2.png

    Capela do Padre Faria

    Igreja do o.png

    Igreja de Nossa Senhora do Ó

    A vida cultural em Minas desenvolveu-se em torno, principalmente, das igrejas e confrarias. Por essa razão, a arquitetura, a escultura sacra e a música se desenvolveram na região e deixaram importantes registros de um barroco típico e característico dessa região. No entanto, apesar de consagrado pelo uso, o termo Barroco Mineiro, é uma formulação inexata, visto que alguns historiadores consideram essa arte, não um simples estilo Barroco, mas sim um estilo independente, o Rococó.

    Na arquitetura mineira, temos importantes construções no estilo barroco, como a Igreja do Carmo, em São João Del Rei e a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. A arquitetura não-religiosa também foi importante nessa época, um exemplo é a cidade de Tiradentes. As caracteristicas desse estilo são bem evidentes e presam pela antiguidade clássica. .. A arquitetura barroca mineira é realizada geramente em morros e vales deixando uma imagem bacana para a urbanização da cidade, as caracteristicas são mais expressas em igrejas.    

    Icones do Barroco Europeu Editar

  • - Michelangelo Caravaggio (1571-1610) foi um dos maiores pintores Italianos . Em suas pinturas podemos perceber as características marcantes do barroco, que, na Itália, foi impulsionado pela reestruturação da Igreja Católica.    </li>
  • - Diego Velázquez (1599-1660). Foi o principal pintor barroco espanhol (país onde o barroco se expressou melhor na forma de arquitetura e também sofreu grande influencia da Itália por serem países próximos.)

    - Rembrandt van Rijn (1606-1669). Um dos maiores pintores holandeses (país onde o barroco encontrou grande dificuldade de se infiltrar por esse ser predominantemente protestante). O barroco holandês foi marcado por retratar cenas do cotidiano e não se ligar muito a beleza clássica.

     Nicolas Poussin (1594-1665). Grande pintor francês (país onde o absolutismo tinha grande poder influenciando até mesmo a arte barroca que era na maioria das vezes feita para o rei e a nobreza e que portanto não retratava as pessoas comuns.)

     

     

    O BARROCO Editar

    Extras:  

    Uma aula sobre o Barroco no Brasil bem interessante!

    Silogismo - Wikipédia, a enciclopédia livre

    Frases da época Barroca

    Barroco - Wikipédia, a enciclopédia livre

    full11:01

    O Aleijadinho - Documentário

    full

               


    Vídeo que mostra a dualidade barroca(profano x sagrado).02:32

    Pequeno filme barroco

    Vídeo que mostra a dualidade barroca(profano x sagrado).

       

    300px-Iberian map europe.svg.png

    Península Ibérica demarcada de verde.

    O Barroco nos primórdios
    Editar

    Como estilo de época, Barroco designa o conjunto de manifestações artísticas(literatura,pintura,arquitetura,musica) produzidas desde o final do século XVI até inícios do seculo XVII e que representaram uma sensível transformação do conceito renascentista de arte.

    Podemos afirmar que o estilo barroco desenvolve-se, na Penísula Ibérica(como vemos na imagem ao lado), a partir da crise dos valores renascentistas ocasionada pelas lutas religiosas, pela importância de que seCompanhia de Jesus e, no caso português, pela tragédia de Alcáccer-Quibir. Afloram heranças da cultura medieval; no entanto, persistem conquistas renascentistas do inicio do século anterior.Assim, o homemseiscentista vivia um estado de tensão e desiquilíbrio , do qual tentou evadir-se pelo culto exageradi da forma, procuzindo textos extremamente tornea-dos e sobrecarregando a poesia de figuras de linguagem, como a metáfora, a antítese, a hipérbole e a alegoria.  

    Pinturas BarrocasEditar

    As pinturas nas igrejas, tinha como função auxiliar na catequese e confirmar a fé dos devotos.Toda pintura barroca é considerada figurativa, retórica e moralizante, onde as pinturas traziam elementos simbólicos, os significados de tais elementos, na época era de domínio público. A maior parte das pinturas barrocas brasileiras têmpera ou óleo sobre madeira ou tela, e inserida na decoração em talha.

    220px-Ataíde - capela St Barbara.jpg
    Editar

       

    Curiosidades:Editar

     

    A palavra "barroco" tem uma origem controvertida.Enquanto alguns afirmam que esta ligada a um processo relativo á memoria que indicava um silogismo aristotélico de conclusão falsa ,outros defendem que desiguinaria um tipo de pérola de forma irregular,ou mesmo um terreno desigual,assimétrico.Editar

     

    Inicialmente,pejorativo,o barroco é um estilo bastante visivel na pintura,na escultura,arquitetura,musica,Literatura e artes decorativas brasileira de seculos passados.Foi um estilo adotado na Europa,aqui mistrurados aos elementos artisticos brasileiros Alcançou grande importancia nos seculos xvll e xvlll Dando origem ao barroco brasileiro.Principalmente em Minas Gerais onde o estilo floresceu com mais expressão "barroco mineiro"Editar

    </li> </li>

     

       


                • A cada canto um grande conselheiro.

                  que nos quer governar cabana, e vinha,

                  não sabem governar sua cozinha,

                  e podem governar o mundo inteiro.

                  Em cada porta um freqüentado olheiro,

                  que a vida do vizinho, e da vizinha

                  pesquisa, escuta, espreita, e esquadrinha,

                  para a levar à Praça, e ao Terreiro.

                  Muitos mulatos desavergonhados,

                  trazidos pelos pés os homens nobres,

                  posta nas palmas toda a picardia.

                • Estupendas usuras nos mercados,

                  todos, os que não furtam, muito pobres,

                  e eis aqui a cidade da Bahia.

    </li> </li> </li>

    </li>

  • </li></li></li></li></li></li></li>
  • </li></li></li></li></li></li></li>
  • </li></li></li></li></li></li></li>
  • </li></li></li></li></li></li></li>
  • </li></li></li></li></li></li></li>
  • ==Musica Barroca == </li></li></li></li></li></li></li>
  • ===O "ton" barroco é toda musica ocidental correlacionada com época HomÔnima na Europa,que vai des do surgimento da ópera no seculo xvll até a morte de Johann Sebatian BAch em 1750.=== </li></li></li></li></li></li></li>
  • ===Trata-se de uma das época musicais de maior extensão,fecundaria,revolucionária e importante da musica ocidental,e provavelmente a mais influente.As caracteristicas mais importantes são o uso de baixo contínuo, do contraponto e da harmonia tonal.=== </li></li></li></li></li></li></li>
  • </li></li></li></li></li></li></li>
  • ===Um dos grandes representantes da musica barroca em portugal é Francisco António de Almeida=== </li></li></li></li></li></li></li>
  • Miserere Mei Deus Francisco António de Almeida, part 1 205:44

    Miserere Mei Deus Francisco António de Almeida, part 1 2

    FONTES:

    http://pedrolago.blogspot.com

     

    http://pedrolago.blogspot.com

     </li></li>  
                  • Rembrandt Harmenszoon
                  •  
                  •  
                  •  
                  •  
                  •  
                  •  
                  • Johannes Vermeer
                  • Van Dyck
                  • Frans Hals
                  • Peter Paul Rubens
                  • Diego Velázquez

    </li> </li> </li> </li> </li>

  • Mais da comunidade Wikia

    Wiki aleatória